Respirar é captar prana – sopro divino, fonte da vida, ar puro. Nos nutrimos de prana com respiração longa, profunda, direcionada e consciente, nosso remédio caseiro, gratuito e eficaz. Nosso corpo segue nossa mente (de acordo como sua mente estiver, serão seus problemas de saúde e somatizações no corpo) e a nossa mente segue a nossa respiração, ela é capaz de acalmar todo o sistema e fazer uma verdadeira reprogramação cerebral e cura da mente.

Respirar consciente, praticar pranayamas, os verdadeiros remédios da nossa mente, nossa pílula tarja branca de todo dia. Para os mestres yogis, a respiração dita a nossa longevidade. Quanto menos ciclos respiratórios realizamos por minuto, mais longa é a nossa vida.

Os médicos chineses são dessa opinião, que a respiração calma prolonga até mesmo a vida. Seus filósofos afirmam que, quando o homem nasce, é-lhe proporcionado um determinado número de respirações. Caso respire rápida e agitadamente, a sua energia vital logo chegará ao fim. Exemplo disso eles vão buscar no macaco arisco, de vida curta, e na tartaruga centenária com a sua respiração acentuadamente lenta.

Esses exemplos devem ser suficientes para esclarecer o extraordinário efeito a que pode chegar a função respiratória orientada. A respiração correta promove não apenas a agilidade do corpo, a vigilância do espírito e o equilíbrio da psique, mas também uma capacidade maior do hemisfério direito do cérebro, ao qual compete a fantasia, a vida onírica e as capacidades criativas. Esse hemisfério foi negligenciado nos nossos dias em prol do culto do intelecto. Redescoberto, ele confere sentido e alegria à nossa existência e à nossa individualidade

Respirar corretamente significa levar a consciência a todas as partes do corpo. No entanto, este é o elemento fundamental da transformação integradora do nosso ser. Se unirmos o alento à força da nossa imaginação – como o faz um químico hábil com seus ingredientes – experimentaremos um surpreendente acréscimo das nossas possibilidades e, no fim de tudo, da totalidade da nossa força vital. Um exemplo: de olhos fechados, imaginemos nosso joelho direito, com a rótula, os tendões e os ligamentos. Agora, “respiremos vigorosamente para dentro do joelho”, o que vivifica ativamente a imaginação. Podemos também pôr a mão direita – a doadora – sobre o joelho, imaginando que o fluxo energético passa, com a respiração, através do braço e da palma da mão, diretamente para o joelho. Dentro em pouco, a sensação de calor com a sua força de cura surgirá nesse local. Como um servo fiel, a respiração se submete à nossa vontade.

A nossa primeira recomendação de cura é sempre a MEDITAÇÃO Porque é ela que faz com que a gente realmente enxergue com amplitude, ativando nosso sistema nervoso parassimpático, que é nosso sistema de cura, ativando por consequência também nossas glândulas e todo nosso sistema neuroendócrino.

A meditação e a respiração consciente são as grandes expansoras das glândulas cerebrais.
A RESPIRAÇÃO é uma grande aliada da pineal, pituitária, hipotálamo (glândulas cerebrais que gerem todo nosso sistema) Como nosso corpo segue a nossa mente, quando estamos muito estressados começamos a desenvolver doenças. Por sua vez, nossa mente segue a nossa respiração então ela é o nosso grande remédio como dito anteriormente. É o nosso único ritmo autônomo que podemos ter controle. Então a meditação começando pela respiração é um grande remédio corporal e emocional.

A respiração é um elo entre o corpo e o espírito e exerce profunda influência sobre o evento psicossomático. Por isso, o treinamento sistemático pode levar a um importante aumento da capacidade respiratória, da saúde e bem-estar.

A expansão dos pulmões, características da respiração, junto com o movimento do diafragma, costelas e músculos laterais do tórax promovem uma massagem que possibilita tanto a circulação dos fluídos corporais, como o massageamento de órgãos. Reportando à imunidade, e ao sistema linfático, podemos perceber a importância dessa massagem sobre o baço, que é favorecido com células brancas do sangue, que formam a resposta imunológica. A massagem estimuladora promove o aumento da circulação para o baço, auxiliando sua ativação.

Em todos os sistemas corporais, a respiração completa do Yoga vai expandindo, fortalecendo e até modificando viciosos hábitos de funcionamento, gerados por posturas, tensões, medos, as nossas reações negativas diante das mudanças inevitáveis da vida.

Outras Terapias da Medicina Integrativa:

Aldeia é um ecossistema sem aparência e forma,
e seu verdadeiro lugar é dentro de cada um de nós.