A naturopatia é um sistema integral, baseado na medicina natural e na natureza para a solução dos desequilíbrios humanos através de práticas regenerativas, não invasivas e sem o uso de substâncias químicas supressoras de sintomas. O sistema visa o restabelecimento da vitalidade do corpo, dando-lhe força, imunidade e equilíbrio para vencer agentes endógenos e exógenos que levam o corpo ao desequilíbrio.

A naturopatia é uma prática que se baseia no poder de cura do próprio organismo e que usa os elementos da natureza para ajudar na busca de uma realidade mais saudável.

A medicina naturopata compõe as práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e é holística, ou seja, procura a causa da doença por meio da compreensão do corpo, da mente e do espírito. Uma série de terapias e técnicas estão envolvidas, como a nutrição, a fitoterapia, a homeopatia e a acupuntura.

Existem duas áreas de foco: uma que apoia as habilidades de cura do próprio corpo e outra que incentiva as mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Ou seja, os médicos naturopatas também estão envolvidos na prevenção de doenças e na reeducação de pacientes.

Outras Terapias da Medicina Integrativa:

Aldeia é um ecossistema sem aparência e forma,
e seu verdadeiro lugar é dentro de cada um de nós.