A palavra “basti” significa represa. Uma pequena contenção, ou “piscina” feita de massa de cereais é moldada num determinado local do corpo do paciente, dentro dela é inserido ghee (ou óleo medicado com ervas) morno, permanecendo por um período de 20 a 40 min. A finalidade de um basti é represar o óleo para alívio de dor e liberação do fluxo energético em locais muito congestionados do nosso corpo, como por exemplo nas articulações e ao longo da coluna vertebral. Pode ser aplicado em diferentes regiões do corpo, dependendo das necessidades específicas de cada paciente.

Janu Basti (joelhos) : indicado em casos de rigidez, dor (sem inflamação), perda muscular, crepitação ocasionada pela secura, cãimbras ou osteoporose.

Greeva Basti (região cervical): indicado para problemas de rigidez no pescoço, torcicolo frequente ou hérnia de disco.

Kati Basti (região lombar): indicado para dores ciáticas, hérnias de disco, lombalgias em geral, osteoporose ou ausência de lubrificação (crepitação). Hridi Basti (plexo cardíaco): indicado especialmente para quadros de ansiedade, pânico, angústia, dor ou sensação de aperto no peito.

Netra Basti (olhos): indicado para olhos ressecados, cansaço na vista, visão nebulosa, olheira e edemas, olhos fundos ou saltados, secreções ou conjuntivite.

Os Bastis Externos são realizados em pacotes de no mínimo 5 seções, para maior aproveitamento de seus benefícios.

Aldeia é um ecossistema sem aparência e forma,
e seu verdadeiro lugar é dentro de cada um de nós.