A aurícula é um micro-sistema dentro do macro de nosso corpo físico, emocional e etéreo. E a auriculoterapia funciona como uma reflexologia auricular, onde ativamos pontos muito importantes na orelha, relacionados com determinadas partes e órgãos de nosso corpo. Esses pontos reagem de acordo com a condição de determinadas áreas de nosso organismo, em forma de dor ao serem tocados e puntuados, ou em forma de manchas, sinais, irritações e mudanças de textura em determinadas áreas da orelha. Ao trabalharmos esses pontos através da auriculoterapia, estamos ativando e influenciando as partes corporais relacionadas àquele ponto.

Na auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, que tem o formato de um feto, segundo a escola francesa e, por isso, cada ponto se refere a um órgão ou parte corporal específica. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão – ou em qualquer outra parte do sistema.

A estimulação dos pontos específicos da orelha tem a função de aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos e psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, contraturas e problemas articulares, ou qualquer desequilíbrio orgânico. Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Por exemplo, se a meta é o emagrecimento, podemos ativar pontos reflexos do metabolismo, retenção de líquido, ansiedade, ou órgãos que estejam em hipofunção.
E dessa forma traçamos um plano de tratamento para cada objetivo, promovendo a saúde e bem estar do organismo.

Outras Terapias da Medicina Integrativa:

Aldeia é um ecossistema sem aparência e forma,
e seu verdadeiro lugar é dentro de cada um de nós.