Skip to main content

Solstício e Autocuidado

Na filosofia e na Medicina Chinesa a mudança de estação se chama Canícula. Saímos do outono (estação do pulmão, elemento metal) para o inverno (a estação do rim, elemento água).

Hora em que corpos em desequilíbrio podem ter uma queda de imunidade e fisiologicamente passamos para uma nossa maior fase de introspecção (outono para inverno), nossa fase mais Yin.

Cuidemos de nossas águas profundas, cultivemos a fluidez, a pausa, o perdão. O ápice do Yin é o ápice da feminilidade. Mulheres, cuidem de seus hormônios com amora, artemísia, camomila, erva de São João. Cuidem com óleos essenciais de gerânio e lavanda quentinhos em seu ventre, e com meditações silenciosas de profunda observação. O momento é de dormir mais cedo e acordar mais tarde.

Na entrada do inverno – e durante toda a estação –, é necessário fortalecer o rim e fortalecer a nossa fertilidade, ossos, lombar e joelho. O momento também nos dá a oportunidade de resolver nossos medos com o silêncio da autoavaliação.

Na estação do rim, aqueça o ventre e a lombar, tome água de salsinha, chá de raiz de cebolinha, beba muita água e infusões. Bebidas sempre mornas. Não se frustre em recuar, dê um passo estratégico para trás, mature, revolva a terra lá de dentro e se encolha – para enfim florescer e resplandecer na primavera.

Paula Gribel

Paula Gribel

Co-fundadora da Aldeia e especialista em Medicina Integrativa e Sistêmica, há 21 anos desenvolve um trabalho que interliga técnicas em prol do equilíbrio nutricional, físico, emocional e energético, já tendo realizado mais de 30 mil atendimentos em seu consultório.

Deixe uma resposta