Skip to main content

Agora passaremos por mais uma mudança de estação que se chama Canícula na filosofia e medicina chinesa. Dessa vez, vamos em direção à primavera.

Saindo do inverno (estação do rim, elemento água) para a primavera (a estação fígado, elemento madeira).

O Elemento Madeira é indicativo de uma fase mais acelerada, onde há a energia yang nascente (e ascendente), representada pela Primavera e pelo Amanhecer. Os órgãos que representam o elemento madeira no corpo humano são o fígado e a vesícula biliar.

Hora em que corpos em desequilíbrio podem ter uma queda de imunidade, e fisiologicamente passamos para uma fase de leve expansão, saindo do ápice do Yin – energia da profundidade da terra – em direção ao aquecimento e à expansão.

Dores de cabeça, cansaço ocular, espasmos musculares, dores nas articulações e problemas menstruais também podem estar relacionados a um problema de fígado, pois ele governa estes tecidos e, portanto, qualquer toxicidade. É o momento mais oportuno do ano para a desintoxicação do fígado e de todo o sistema.

Quando o fígado está desequilibrado pode também causar dores relacionadas ao ombro direito, pescoço e escápula. 

Cuidemos muito de nossas raivas e mágoas, que são as emoções associadas ao fígado. O antídoto é a compaixão. Circular a energia do nosso corpo através do movimento, exercício, dança e estar muito na natureza, pois o fígado é representado pela cor verde que o acalma, o desbloqueia e circula.

Na visão chinesa, o fígado se abre nos olhos e quando seu fígado está limpo e circulando harmoniosamente, você tem clareza e visão intuitiva, além de também enxergar melhor a nível físico. 

Ervas e alimentos que beneficiam o fígado: dente de leão, cardo mariano, carqueja, picão, boldo, aipo, maçã (suco de maçã com aipo e um pedacinho de gengibre é maravilhoso para o fígado), grapefruit, hortelã, capim limão – ervas refrescantes.

A Compressa de argila no abdômen é antiinflamatória e circulatória das toxinas do fígado.

Na meditação devemos inspirar e expirar o dobro do tempo que inspiramos (exemplo: inspira em 4 tempos e expira em 8 tempos).

Os óleos essenciais mais recomendados são: lavanda, camomila e rosas, por acalmar a ansiedade e a agressividade.

Paula Gribel

Paula Gribel

Co-fundadora da Aldeia e especialista em Medicina Integrativa e Sistêmica, há 21 anos desenvolve um trabalho que interliga técnicas em prol do equilíbrio nutricional, físico, emocional e energético, já tendo realizado mais de 30 mil atendimentos em seu consultório.

Deixe uma resposta